Blog Clínica Vista Alegre - RJ Drogas e Dependência

Clínica Vista Alegre

Clínica para tratamento de dependência química e psiquiatria em Petrópolis

242221-9410

242221-9448

2499885-1665

2499216-5369

whatsapp whatsapp entre em contato

Blog

voltar

Drogas e Dependência

20/09/2018

É fundamental entender que a droga é apenas um dos fatores da tríade que leva à Dependência Química, os outros 2 são o Indivíduo e a Sociedade na qual a droga e o indivíduo se encontram.

As características que uma droga deve ter para causar dependência é que deverá aliviar uma dor, talvez da alma, ou produzir um estado de espírito agradável; deve ter efeito rápido, pois do contrário o indivíduo não associará o que sente à droga consumida.

Todas as drogas capazes de provocar euforia ou alívio da dor têm características em comum: atuam no circuito do prazer ou de recompensa do cérebro, resultando na liberação de Dopamina.

O início da ação tem relação direta de como a droga entrou no organismo e o mecnismo utilizado para atingir a circulação sanguínea.

O Circuito da recompensa cerebral tem a função biológica de manter a sobrevivência da espécie, ou seja, as lembranças de onde conseguir alimentos e as percerias sexuais, tanto nos animais quanto no ser humano. A droga subverte essa função e o ambiente onde a droga foi consumido será gravado como ’bom" e memorizado, sendo essencial ao tratamento que o dependente químico com a ajuda de seus terapeutas substituam essas memórias da droga por memórias novas.

Quanto menos barreiras biológicas a droga tenha que atravessar para atingir o cérebro, mais rápido o seu efeito.por exemplo; os povos andinos têm o hábito milenar de mascar folhas de coca, a droga então é lentamente absorvida só chegando ao cérebro a droga que "escapou"do fígado; quando injetada ou cheirada (inalada) é rápidamente absorvida levando uma porcentagem considerável de usuários à Dependência mesmo após o uso por períodos muito curtos, devido ao seu potente e rápido efeito euforizante.

Em relação à duração do efeito, este depende de 2 fases: a distribuição e a excreção. A distribuição é mais importante no uso de maconha, álcool e benzodiazepínicos pois, uma vez chegando ao cérebro ocorre o efeito; em seguida a droga é distribuida para outros tecidos do corpo. A maconha pode ser detectada nos tecidos periféricos por 24 horas, e na urina por até 28 dias.

o álcool, por ser uma droga lipossolúvel (solúvel em gordura) e, tendo a mulher maior quantidade de gordura que o homem, atinge nelas níveis mais altos.

(Fonte: Dependência Química:Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas Alessandra Diehl,Daniel Cruz Cordeiro,Ronaldo Laranjeira)


Comentários

convênios

Convênios
Rua Irineu Marinho, 151 – Correas – Petrópolis

242221-9410

242221-9448

2499885-1665

2499216-5369

uaal! agência web