Blog Clínica Vista Alegre - RJ Benefícios da atividade física

Clínica Vista Alegre

Clínica para tratamento de dependência química e psiquiatria em Petrópolis

242221-9410

242221-9448

2499885-1665

2499216-5369

whatsapp whatsapp entre em contato

Blog

voltar

Benefícios da atividade física

26/06/2019

Por Lilian Brum, professora de Educação Física da Clínica Vista Alegre

Atualmente a atividade física é vista como uma forma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos estressantes,após passado o período inicial.O corpo humano se adapta ao estresse provocado pelo exercício, através de um rápido ajuste metabólico.É uma atividade usualmente agradável e que traz inúmeros benefícios ao praticante, que vão desde a melhora do perfil físico até a melhora da autoestima (SILVA et al., 2007).

    A atividade física tem como resultado diversas adaptações orgânicas, frente a estímulos durante o estado de atividade corporal aumentado. Também que, em conjunto, essas adaptações melhoram a saúde física e mental do praticante.

    A droga é capaz de alterar a fisiologia de todo o organismo, provocando assim um distúrbio da homeostase. A prática do exercício reduz a ansiedade, a percepção de esforço e aumenta o prazer, podendo, esse prazer e ansiedade que antes eram encontrados na droga serem encontrados na atividade física (MELO et al., 2005). 

  Efeitos positivos do exercício sobre a saúde mental têm sido atribuídos a uma indução da produção de endorfina. Neste sentido, preconiza que o aumento das endorfinas circulantes durante e após o exercício estaria associado a sentimentos de euforia e uma redução da ansiedade, tensão, raiva e confusão mental. Sabe-se que o aumento das endorfinas circulantes pode-se ultrapassar até cinco vezes os valores basais, sendo esta resposta variável em função da intensidade e duração do exercício. A literatura analisada indica que exercícios de alta intensidade (acima de 70% VO2 máx) e/ou aqueles de longa duração otimizam a liberação de endorfinas, apontando indicações para a prescrição de exercícios físicos com o objetivo de promover melhorias psicológicas.

    Outro hormonio produzido pela atividade física é a Serotonina.  Hormônio  neurotransmissor que tem como meta a modulação do humor. Quando alto, gera euforia, e quando muito baixo, a depressão até o nível de levar ao suicídio. Quando as taxas de serotonina são baixas, levam a comportamentos instáveis como aumento de acidentes, alcoolismo e vícios. Toda atividade física aumenta a serotonina e, portanto, funciona como antidepressivo(BERENSTEIN, 2004).

 Pensando em um cuidado integral do paciente/interno para tratamento do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas  influenciar a atividade física no tratamento de adictos exerce papel de grande importância para recuperação gerando pensamentos e sentimentos positivos substituindo assim as sensações encontradas na droga, pois, a atividade física ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. É de fundamental importância que o indivíduo em tratamento entre em contato com meios saudáveis, ou seja, a sensação de bem-estar é um fator que influencia positivamente o estado psicológico das pessoas, fazendo com que elas busquem cada vez mais um estilo bom de vida. 


Comentários

convênios

Convênios
Rua Irineu Marinho, 151 – Correas – Petrópolis

242221-9410

242221-9448

2499885-1665

2499216-5369

uaal! agência web